nossos valores
pensamento
crítico

inovação

excelência

comunidade

Na nossa escola, acreditamos em uma abordagem de ensino moderna e dinâmica, baseada na abordagem comunicativa e nas metodologias ativas. Com um forte compromisso com o pensamento crítico e o rigor acadêmico, nossa missão é criar uma experiência de aprendizado que vá além da simples aquisição de competências linguísticas, incentivando os alunos a pensar de forma independente e a explorar o conhecimento com curiosidade e confiança.
Somos uma escola que abraça o futuro, guiada pela inovação e pelo desejo de preparar nossos alunos para os desafios que estão por vir. Aqui, o aprendizado do italiano é mais do que uma habilidade prática: é uma porta aberta para um novo mundo, rico em cultura e possibilidades. Nossos alunos encontram segurança no nosso modo de fazer, que está sempre melhorando, sem medo de explorar novas formas de ensinar e aprender. Ao recompensar o progresso dos alunos por meio de níveis, títulos e selos, criamos um ambiente onde o estudante se sente constantemente estimulado a avançar. Acreditamos que o aprendizado deve ser uma experiência gratificante, e a gamificação permite que cada passo dado seja valorizado e comemorado.
Nosso ensino é alicerçado em um material didático cuidadosamente selecionado, que reflete nosso compromisso com a qualidade. Além disso, nossa avaliação é um processo contínuo e integrado, desenhado para fornecer aos alunos um feedback construtivo, promovendo o desenvolvimento gramatical e comunicativo. Assim como a Itália é famosa por sua excelência em produtos e serviços, buscamos a perfeição em cada aspecto de nosso ensino, combinando precisão, beleza e eficiência para garantir o bem-estar e o sucesso de nossos alunos.
Também acreditamos que o aprendizado é mais poderoso quando feito em uma comunidade ativa e colaborativa. Nossa escola é um espaço onde alunos e professores crescem juntos, trocando ideias, experiências e perspectivas. Valorizamos o diálogo aberto e o respeito mútuo, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos podem contribuir e se sentir parte de uma jornada coletiva de descoberta.
Valorizamos a autenticidade, a beleza e o rigor em cada aspecto do nosso trabalho, acreditando que, assim como os mestres italianos, a qualidade não deve ser apenas uma meta, mas o ponto de partida para qualquer realização. Aqui, qualidade, inovação e colaboração caminham juntas, transformando o ensino de italiano em uma arte, tão envolvente quanto a língua e a cultura que ensinamos.
abordagem comunicativa

Se você já buscou por outras escolas de idiomas provavelmente deve ter ouvido falar de uma tal "abordagem comunicativa" ou "mais comunicativa". Mas afinal, o que é isso? As explicações geralmente são rasas. Se limitam a dizer que prezam pela comunicação e não pela gramática. Mas, viemos cá, de modo mais técnico, explicar a você detalhadamente como funciona.
o que é uma "abordagem comunicativa"?
Você já se perguntou como uma criança aprende a falar? Ela escuta aquilo que os adultos falam e tenta replicar a partir do potencial natural que ela tem de falar. Então, ela vai tentando, construindo seus enunciados, sendo ajudada, mesmo com vários erros -- é daí que saem as coisas engraçadas e fofas. Gradualmente, após anos de prática e de instrução, a criança consegue se comunicar como os adultos.
A abordagem comunicativa funciona do mesmo modo que o aprendizado natural da língua. Ela proporciona um espaço para que o aluno fale, converse, interaja socialmente, assim testando suas hipóteses na língua estrangeira e corrigindo seus erros à medida que fala. Montamos um esquema para ilustrar todo o processo:

recebe a estrutura gramatical em uma comunicação real



percebe a existência da estrutura
gramatical


ajusta a estrutura gramatical em uma comunicação real


produz a estrutura gramatical em uma comunicação real

faz hipóteses sobre a estrutura
gramatical



entende a estrutura gramatical
E sim, esse método é mais eficiente do que decorar regras! Com a abordagem comunicativa é realmente possível aprender mais rápido do que com um método tradicional-gramatical. E a melhor parte: os estudos científicos comprovam essa afirmação. Clique aqui para ir para os textos que tratam desse assunto. Afinal de contas, tratamos a língua como ela é: uma ferramenta para solucionar problemas da vida real, e não um código a ser decifrado, como se faz na escola.
metodologias ativas
Na nossa escola de italiano, acreditamos que o aprendizado é mais eficaz quando o aluno é o protagonista de sua própria jornada. Por isso, nos baseamos em metodologias ativas de ensino, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizado. Essas metodologias incentivam a participação ativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades de forma prática, por meio de projetos, resolução de problemas e colaboração em atividades reais.
Entre essas abordagens destaca-se a gamificação, que transforma o aprendizado em uma experiência interativa e estimulante. Com essas práticas, nossos alunos não apenas absorvem o conteúdo, mas vivenciam a língua italiana em situações reais e comunicativas, o que promove um aprendizado mais profundo e significativo. Aqui, o processo de ensino é dinâmico, colaborativo e sempre focado em tornar o aluno capaz de aplicar o conhecimento em diversos contextos.

gamificação

Por meio de um sistema de níveis, títulos e selos, cada passo que você dá no domínio da língua é reconhecido e recompensado, marcando claramente o seu progresso.
A cada aula, atividade ou desafio completado, você ganha pontos de experiência que o ajudam a avançar de nível, desbloquear novos títulos e conquistar selos especiais, todos criados para celebrar suas conquistas, desde as mais simples até as mais complexas. Seja por interações no fórum, participação em atividades culturais ou domínio de novos vocabulários, a bell'italia premia o seu esforço e dedicação.
selos: selos que funcionam para recompensar e/ou dar mais personalidade ao aluno.
nível: nível do estudante na língua, que vai de 0 a 50.
xp (experiência): quantas aulas ele realizou e quantas ainda faltam para ele subir de nível.
título: título que corresponde à classificação do Quadro Comum de Referência de Língua (ex.: maestro equivale ao C2, a classificação mais alta).
A participação na gamificação é voluntária. Se o aluno desejar fazer as aulas sem se importar com obter experiência fora de sala de aula, ele é livre para escolher. No entanto, ele também estará ciente que, ao depender das aulas tradicionais apenas, ele aprenderá num ritmo mais lento. Essa é a essência da gamificação e por conseguinte da metodologia ativa: não é obrigatória a participação, o aluno será somente incentivado, cabendo a ele próprio decidir o que é melhor para si e conhecendo de antemão os efeitos das suas escolhas.
como funcionam os níveis?
1 nível = 10h de aulas e atividades
Cada nível da bell'italia equivale a 10h de contato com a língua italiana. Parecem muitas horas — e são. Uma parte dessas 10 horas são obtidas passivamente a partir da frequência das aulas formais. No entanto, como qualquer pessoa que já estudou na vida, se limitar somente às aulas não basta, é um caminho lento. Pensando nisso, propomos várias atividades extraclasse a fim de complementar os estudos, que são recompensadas com mais experiência. Portanto, a fim de avançar de nível num ritmo mais célere, o aluno precisa frequentar as aulas formais e ir além, inserindo a língua italiana em seu quotidiano.

são 50 níveis
Os 50 níveis equivalem às classificações do Quadro Comum Europeu de Referência de Língua (QCER) (A1, A2, B1, B2, C1, C2), sendo o A1 o nível mais básico e o C2 o nível mais avançado. A cada 10 níveis você sobe uma dessas classificações e recebe um título e um selo referente à sua relação com a língua italiana. São eles:
Níveis 0 a 9 (A1): principiante, "principiante" em português, já que o aluno está tendo o primeiro contato com a língua italiana.
Níveis 10 a 19 (A2): sopravvivente, "sobrevivente" em português, pois a partir desse nível o aluno consegue se comunicar o mínimo para sobreviver na Itália sem um tradutor.
Níveis 20 29 (B1): cittadino, "cidadão" em português, pois esse é o nível requerido para que algumas pessoas consigam a cidadania italiana.
Níveis 30 a 39 (B2): staggionato, "maturado" em português, uma vez que o aluno já possui uma certa experiência na língua, não precisando mais de muita ajuda na hora de se comunicar em italiano.
Níveis 40 a 49 (C1): sovrano, "soberano" em português, uma vez que o aluno pode ser considerado já soberano na língua, ou seja, alguém que é fluente, um nativo.
Nível 50 (C2): maestro, "mestre" ou "professor" em português, é o título reservado justamente aos professores, visto que o nível C2 é para aqueles que não apenas possuem a fluência da língua, mas também são especialistas nela.
Os selos também podem se referir a outros temas além dos níveis. Eles dão personalidade ao perfil do aluno e/ou aos seus gostos, por exemplo, se o aluno gosta muito de algum esporte e vai além, expressa esse gosto ao professor e gosta de conversar sobre, ele poderá receber um título por isso. Por exemplo:

sollevatore: "levantador", em português, quando o aluno gosta de ir para a academia e também gosta de conversar sobre assuntos "acadêmicos" com o professor.
Nossa, mas por que o curso tem tantas horas de aula?

O curso completo com todos os níveis e títulos, se seguido à risca, possui ao menos 400 horas de aula. Segundo a Universidade de Cambridge, são necessárias em média de 100h a 200h de exposição e estudo da língua para subir uma classificação do QCER. Esse tempo varia de acordo com a idade, intensidade do estudo, exposição à língua, se o aluno já teve contato com o aprendizado de outras línguas estrangeiras. Como os níveis da bell'italia se baseiam no QCER, acaba sendo necessário essa quantidade de horas para poder apresentar um ensino e aprendizado real, seguro e honesto da língua italiana.
material didático e avaliação
e aqui entra nosso controle de qualidade!
qual material é usado nas aulas normais?
Montamos um percurso que seja mais ou menos o mesmo para todos, assim não vão existir diferenças incômodas entre uma turma/aluno e outro. Para tanto, adotamos um livro didático chamado Al Dente que segue a mesma abordagem comunicativa da nossa escola. Ele é baseado em tarefas (task-based), ao final de cada sequência didática ele apresenta uma tarefa a ser realizada com base no que foi visto. Desse modo o aluno coloca em prática o que foi visto e não apenas absorve o conteúdo passivamente. Esse livro também dá bastante espaço para a comunicação, trazendo assuntos interessantes e discussões relevantes sobre variadas temáticas. A sequência didática do Al Dente funciona do seguinte modo:

hora de enfrentar o chefão

Não adianta prometer o mundo, mas não apresentar resultados. Portanto, do mesmo modo que nos baseamos no QCER para montar nosso curso de italiano, é com base nele que avaliamos se você atingiu os objetivos propostos pela bell'italia. A avaliação, entretanto, é feita all'italiana.
Portanto, nada mais imersivo do que ser avaliado como são avaliados os italianos. Chamamos essa fase final de avaliação all'italiana. E como isso acontece? Uma parte das provas na Itália são feitas como se fossem entrevistas, em que o professor realiza várias perguntas sobre tudo aquilo que foi visto em sala de aula e o aluno deve ser capaz de responder. Aqui na Bell'Italia propomos o mesmo desafio. Logo, se o aluno for capaz de passar por essa entrevista, ele é capaz de realizar qualquer ação usando a língua italiana! E claro, essa avaliação respeita o nível de cada aluno, respeita o QCER, que pos-
sui uma perspectiva comunicativa, nunca sendo exigido nada além daquilo que já foi visto. Afinal de contas, qual o sentido de avaliar algo que ainda não se aprendeu?
a recompensa
Após vencer o chefão, que é a avaliação all'italiana, o aluno recebe um comentário do professor sobre seu desempenho nos últimos níveis, junto com a sua nota, que aqui tratamos como conceitos, são eles: excelente, bom, suficiente e ruim. E o que se pode esperar do comentário do professor e das notas conceito? Veja o seguinte esquema:
comentário do professor: um feedback personalizado àquilo que o aluno realizou, seu desempenho no aprendizado na língua italiana e o seu comprometimento com as atividades e tarefas. O professor aponta quais foram os pontos fortes e os pontos a serem melhorados, além de fornecer uma breve análise sobre o aluno. O comentário é seguido de uma nota.
conceito excelente: quando o aluno vai além das expectativas esperadas para aqueles níveis, seja em questão de desempenho na língua ou no comprometimento com as atividades e tarefas. Equivalente a uma nota 9 ou 10.
conceito bom: quando o aluno apresenta um rendimento normal e dentro do esperado para aqueles níveis. Equivalente a um 8.
conceito suficiente: quando o aluno apresenta um rendimento suficiente para prosseguir para os próximos níveis, embora não seja o ideal. Uma espécie de alerta ao aluno. Equivalente a um a nota 7.
conceito ruim: quando o aluno não apresenta o rendimento desejado e, além disso, demonstra desinteresse e falta de comprometimento nas aulas. Equivalente a uma nota abaixo de 7.
Por que usamos conceitos em vez de notas numéricas?
Acreditamos que não há muito sentido em reduzir toda a jornada de uma pessoa a números, já que o ensino de línguas trata-se de uma ciência humana. Vamos deixar os números para quem realmente precisa deles. "Ah, mas a escola pública/privada/vestibular usa número", bom, nesse caso, qual a equação usada para traduzir para números se algo é bom ou ruim? Qual a diferença entre tirar 2 e 5 sendo que são todas notas abaixo da média? Tudo no fim passa pelo julgamento do professor, julgamento tal que não usa números. Então, é mais simples usar um conceito. Assim todos entendem sem grandes dificuldades e não existe briga por décimos: ou atingiu os objetivos propostos ou não.
